top of page

NOVIDADES DO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ



COLETÂNEA DE 59 CRONISTAS DO CLP: PREMIADA!


Graças ao notável apoio do quadro social, o CLP conseguiu preparar, em curto prazo, de cerca de quarenta dias, uma coletânea de crônicas, para participar do concurso “Outras Palavras – Prêmio de Obras Literárias”, organizado pelo Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado da Comunicação e da Cultura – Superintendência Geral da Cultura, e regido pela Lei Aldir Blanc (Lei federal nº 14.017, de 29.06.2020). Em outubro, logo que foi anunciado o concurso, a Diretoria do CLP tomou a decisão de concorrer e encaminhou aos associados o convite para participação. Em novembro foi concluída a organização e inscrita no concurso a coletânea “Quatro Elementos”, composta por crônicas de 59 autores. Em dezembro foi divulgado o resultado: selecionada, a coletânea do CLP recebeu o prêmio de vinte mil reais. Assim, a Diretoria expressa agradecimentos aos autores, todos associados do CLP, por cederem seus direitos autorais e viabilizarem obra de reconhecida alta qualidade.



RECEPÇÃO A 15 NOVOS ASSOCIADOS


Na Assembleia Geral Ordinária, de apresentação do relatório do exercício e comemoração do 108º aniversário, realizada on-line em 15.12.2020, o CLP recepcionou 15 novos associados:

1. Bernadéte Schatz Costa (Joinville)

2. Carmo Bráz de Oliveira (Foz do Iguaçu)

3. Cláudio Loes (Francisco Beltrão)

4. Decio José Romano e Silva (Almirante Tamandaré)

5. Flávio Madalosso Vieira (Ponta Grossa)

6. Gerson Luiz Boldrini (Laranjeiras do Sul)

7. Hilda Jocele Digner Dalcomuni (São Mateus do Sul)

8. Joarez da Natividade (Curitiba)

9. Nilcéia Albuquerque França (Ponta Grossa)

10. Nohemia de Jesuz dos Santos Lima (Curitiba)

11. Olivar Coneglian (Curitiba)

12. Pedro da Silva de Melo (União da Vitória)

13. Rita de Cássia Lima Ramos (Guarapuava)

14. Ronny Sérgio de Souza Milléo (Piraí do Sul)

15. Roseli Busmair (Curitiba)


Após apresentação da biografia e do diploma, cada novo associado fez seu pronunciamento. Dando-lhes boas-vindas, o Presidente do CLP destacou a importância da participação dos associados na vida da entidade.



1° SARAU VIRTUAL DE 2021


As quatro entidades – Academia Feminina de Letras do Paraná, Academia Paranaense da Poesia, União Brasileira de Trovadores e Centro de Letras do Paraná – que em 2020 formaram parceria, para realização de eventos pela internet, continuam juntas em 2021. No dia 19 de janeiro, às 18 horas, realizarão o 1º Sarau Virtual do ano. Todos os membros do CLP e das outras entidades parceiras são convidados. Participe!


VAMOS FALAR DE AMOR?



Sim, vamos falar de amor. Este é o tema do Concurso de Crônicas Lygia Lopes dos Santos que a Academia Feminina de Letras do Paraná e o Centro de Letras do Paraná lançarão no dia 26.01.2021, às 18 horas, pela internet. O Concurso tem como principais objetivos: incentivar o leitor a escrever, estimular a produção literária, identificar novos escritores e oferecer oportunidade para revelação de talentos.

Crônica: arte e técnica

Além da apresentação do regulamento e outras informações sobre o Concurso de Crônicas, seu lançamento, no dia 26, terá uma palestra especial, a ser proferida pela Professora e Escritora Neumar Carta Winter, sob o título “Crônica: arte e técnica”.


HOMENAGEADA


Falecida em 2018, Lygia Lopes dos Santos, a autora que dá nome ao Concurso de Crônicas, presidiu a Academia Feminina de Letras do Paraná, no período de 2004 a 2016, e participou da Diretoria do Centro de Letras do Paraná, em várias gestões, frequentando, assiduamente, suas atividades.


QUEM PODE CONCORRER?


A participação no Concurso de Crônicas Lygia Lopes dos Santos é aberta a autores paranaenses ou residentes no Estado do Paraná maiores de 18 anos. Não poderão concorrer os membros das comissões organizadora e julgadora, as acadêmicas da AFLP e os membros da Diretoria, das Comissões de Assessoramento e dos Conselhos do CLP.




ACESSO AOS EVENTOS DOS DIAS 19 E 26:


https://us02web.zoom.us/j/9961886580


ID: 996 188 6580 / Senha: 5phXuY

Notícias

bottom of page