CARTA DO PRESIDENTE NEY PERRACINI DE AZEVEDO

TARDE DE AUTÓGRAFOS NO CLP


A educadora, sonetista, haicaísta e trovadora Derci Aporta Robles de Cesero, natural de Siqueira Campos (PR) e radicada em Uberlândia (MG), convida para Tarde de Autógrafos de seu livro “Pedacinhos de Minha Caminhada”, no dia 5 de novembro de 2022, sábado, às 15 horas, na sede do Centro de Letras do Paraná. Todos os associados do CLP são convidados.


ESCRITORAS PARANAENSES EM DESTAQUE:

LANÇAMENTO DE LIVROS EM 29 DE NOVEMBRO


O Centro de Letras do Paraná promove, em 29 de novembro, às 16 horas, em sua sede, encontro com duas renomadas escritoras e lançamento de seus livros: Valéria Borges da Silveira e Lira Agibert. Associadas e colaboradoras do CLP, as autoras apresentarão suas obras e convidados especiais comentarão. Valéria lançará “Penso Assim…” e Lira apresentará “Sob a luz dos vaga-lumes” e “Um lar para Clarice” -- história infantil que aborda assuntos relacionados com adoção e com bullying, preconceito e exclusão social. O evento também tem o objetivo de congraçamento entre associados do CLP e convidados.



LUIZ ARTHUR CONVIDA


Associado e colaborador do CLP, o poeta e artista plástico Luiz Arthur Montes Ribeiro convida para lançamento e sessão de autógrafos do livro “Borboletas Aladas e Seus Jardins Imaginários”, no dia 5 de novembro, a partir das 16 horas, na sede do Centro Paranaense Feminino de Cultura (Rua Visconde do Rio Branco, 1717 – Curitiba). Também será aberta exposição retrospectiva de 32 anos de artes visuais de Luiz Arthur.


LIVRO APRESENTA A ACADEMIA ROTÁRIA DE LETRAS


A Academia Brasileira Rotária de Letras – Seção do Paraná (ABROL/PR) publicou livro de apresentação dos seus membros e patronos. Primeiro presidente da entidade, Emanuel Mascarenhas Padilha destaca alguns aspectos históricos e o trabalho para registro da história da instituição realizado pelos acadêmicos Simone Maria Kronland Golin, Miecislau Surek e Evaldo Artur Hasselmann. O prefácio é do Professor Francisco Borsari Netto, líder do movimento de criação da ABROL no Paraná. A obra também apresenta relatos dos acadêmicos sobre momentos inesquecíveis de suas vidas rotárias.

ACADEMIA PARANAENSE DE ODONTOLOGIA

LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO


Após mais de quatro décadas de fundação, a Academia Paranaense de Odontologia, presidida por André Moreira Rodrigues, lançou, em 22 de outubro, seu primeiro livro, que apresenta resenha histórica da instituição, informações sobre os acadêmicos e alguns textos literários ou históricos de autoria de associados. O lançamento ocorreu em solenidade que contou com a presença, entre os convidados, de representantes das entidades literárias do Paraná.



PAI E FILHA ESCRITORES


A Psicóloga e Escritora Tereza Karam encaminhou à Biblioteca do Centro de Letras do Paraná exemplares de seus livros: “Psicologia Ambiental – A Felicidade Percebida no Entorno” e “O Fluxo da Vida – Do Humano ao Transcendente”. Também destinou à Biblioteca um exemplar de “Thomaz Ribeiro – Biografia e Antologia”, obra organizada por seu pai, Paulo Roberto Karam, Diretor de Pesquisa Histórica do CLP.



EVENTO DE GRANDE REPERCUSSÃO:

HOMENAGEM A DANIEL MAURICIO


Teve grande repercussão o evento realizado pelo Centro de Letras do Paraná, em 25 de outubro, intitulado “A Poesia de Daniel Maurício”. Essa importante homenagem ao poeta contou com comentários de Lilia Maria Machado Souza (Presidente da Academia Paranaense da Poesia), Madalena Ferrante Pizzatto (Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná) e Mhario Lincoln (Presidente da Academia Poética Brasileira). Leram e comentaram obras do poeta homenageado: Elciana Goedert, Maria do Rocio Vaz, Rita Delamari e Osmarosman Aedo. Agradecendo a homenagem, Daniel Maurício destacou os escritores que participaram dos prefácios e apresentações de seus livros. O evento foi encerrado com a música do poeta, pianista e compositor Andrey Luna Giron.

Notícias