top of page

CARTA DO PRESIDENTE DO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ




MENSAGEM DE SETEMBRO DE 2022


FALECEU O EX-PRESIDENTE ÁRIO TABORDA DERGINT DE RAWICZ

A Diretoria do Centro de Letras do Paraná registra, com grande pesar, o falecimento, em 29.08.2022, do Engenheiro Civil, Economista e Professor Ário Taborda Dergint de Rawicz. Presidente do CLP na gestão 1974/76, também era membro da Academia Paranaense de Letras.



TARDE LITERÁRIA COM TRIBUNA LIVRE

Estão de volta as tradicionais Tardes Literárias com Tribuna Livre. O CLP convida seus associados e familiares para encontro literário, programado para 6 de setembro, terça-feira, com início às 17 horas, em sua sede. Todos são convidados para declamarem ou apresentarem textos literários.



PALESTRA DE NILSON MONTEIRO

Convidado pelo Centro de Letras do Paraná, o jornalista e escritor Nilson Monteiro proferirá a palestra "Meio Século de Jornalismo e as Letras", no dia 27 de setembro, às 17 horas, no Auditório. Nascido em Presidente Bernardes (SP), Nilson morou em Maringá, Londrina e outras seis cidades; desde 1986 reside em Curitiba. Graduado em Letras, com Especialização em Comunicação Rural, trabalhou em diversos jornais e revistas (inclusive O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil), em televisão (TV Tropical, TV Tibagi e TV Paranaense) e em rádio (chefe de reportagem na Rádio Alvorada, de Londrina). Também atuou em agência de publicidade e em assessorias de imprensa. Tem 16 livros publicados (poesia, crônicas, romance, história, biografias e institucionais) e participou de inúmeras antologias. É membro da Academia Paranaense de Letras e da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina.



EVENTOS EM PARCERIA

Programada para 13 de setembro: Tarde com Trovas, em parceria com a UBT Curitiba. Para 20 de setembro: Tarde de Música e Poesia e lançamento de “Aldravias Curitibanas”, em parceria com a Academia Paranaense da Poesia. Convidados: associados do CLP e entidades parceiras. Local: CLP.



PRESIDENTE DO CLP: HONORÁRIO DA ACADEMIA PARANAENSE DA POESIA

Presidida por Lilia Maria Machado Souza, a Academia Paranaense da Poesia outorgou ao Presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Fernando Perracini de Azevedo, o título de Membro Honorário, “pelas relevantes contribuições e pelo incessante apoio à entidade”.



POESIA NO RÁDIO: CONVITE AOS POETAS

Pianista, compositora e poetisa, Ediméia Barreto da Silva apresenta, aos sábados, com início às 18 horas, o programa “Instrumental Voz Poesia”, pela Rádio Web Palco Brasil {palcobrasilfm.com). O programa oferece espaço para música e poemas. Com o propósito de ampliar o quadro de poetas participantes, Ediméia convida os interessados na divulgação de seus poemas pelo rádio para reunião, no dia 6 de setembro, às 15h30min, na sede do Centro de Letras.



SOCIEDADE TECNOLÓGICA

Em 24 de agosto, a escritora e palestrante Rita de Cassia Cassitas lançou o livro “Sociedade Tecnológica”, que “versa sobre como o binômio tecnologia e arte, em especial o cinema, pode nos ajudar a lidar com o desconhecido, com o que ainda não existe, ou não aceitamos”. Doutoranda em Cinema e pesquisadora do PROSUP/CAPES, Cassia é Mestre em Comunicação e Linguagens e especialista em Engenharia da Informação, em Didática do Ensino Superior e em Filosofia e Existência. Graduada em Processamento de Dados pela UFPR, é autora de romances, artigos e ensaios premiados, publicados no Brasil e no exterior. Também é Vice-Presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, integrante da diretoria do Observatório da Cultura Paranaense e membro do Centro de Letras do Paraná, do Centro Paranaense Feminino de Cultura e da União Brasileira de Escritores.



SUPERDOTAÇÃO

Psicóloga, professora, atriz e escritora, também Mestre e Doutora em Educação, Gilka Borges Correia está lançando, pela Editora Dialética, o livro “O autoconceito de estudantes com Altas Habilidades / Superdotação na vivência da adolescência”. A autora é associada do CLP.

Notícias

bottom of page