top of page

"EUFRÁSIA TEIXEIRA LEITE – O LEGADO DE UMA EMPREENDEDORA BRASILEIRA À FRENTE DO SEU TEMPO, NO

O Centro de Letras do Paraná trará ao público amanhã, dia 23 de outubro (terça-feira), às 17h, a Bacharel em Ciências Econômicas, com especialização em Gestão Empresaria e Docência no Ensino Superior, Mariane K. Jacob.

Mariane proferirá palestra com o tema "EUFRÁSIA TEIXEIRA LEITE – O LEGADO DE UMA EMPREENDEDORA BRASILEIRA À FRENTE DO SEU TEMPO, NO SÉCULO XIX”.

Falará sobre a trajetória de vida de Eufrásia Teixeira Leite, financista, empreendedora e filantropa brasileira do século XIX.

Eufrásia multiplicou a herança da família e deixou seu legado para a cidade de Vassouras (RJ), que usufrui direta e indiretamente desses bens ainda na atualidade (2018).

Será apresentada sua biografia, com detalhes a respeito da maneira como foi educada no século XIX, fato que a possibilitou gerenciar os bens da família sem uma figura masculina; sua mudança da cidade de Vassouras juntamente com sua irmã, Francisca Bernardina, para Paris; seu romance com o abolicionista Joaquim Nabuco e seu desenvolvimento como rentista e empreendedora.

Todos esses itens compõem um mosaico com as várias atitudes vanguardistas dessa personalidade histórica. Na sequência será feita análise da inteligência financeira, do empreendedorismo e das atitudes de Eufrásia, que são exemplos de liberdade e dignidade.

A palestrante realizou também pesquisa de campo: visitou a cidade de Vassouras (RJ) em 2016 e teve a oportunidade de conhecer o legado de Eufrásia, visitar sua casa e jardins, conhecidos como Museu Casa da Hera.

A abertura e encerramento musical serão feitos pela confreira pianista Aparecida Maria Cardoso Silveira.

O tradicional "Chá de Congraçamento" estará sendo servido, já a partir das 16 horas, no Salão Nobre do 1º andar.

Sejam todos muito bem-vindos ao Centro de Letras do Paraná!

Notícias

bottom of page