top of page

NOTA DE FALECIMENTO

O Centro de Letras do Paraná, a União Brasileira de Trovadores/Paraná, a União Brasileira de Trovadores/Seção Curitiba e a Academia Paranaense da Poesia comunicam, com pesar, o falecimento do jornalista, professor e escritor Apollo Taborda França. Ele foi presidente do Centro de Letras do Paraná, da UBT/Curitiba e de outras entidades, dedicando sua vida à cultura paranaense. Seu sepultamento será nesta terça-feira, 25 de julho, às 15 horas, no Cemitério Parque Iguaçu.

Apollo Taborda França

“Conde do Tatuquara”

Por Vânia Souza Ennes em 18/04/2017

Foi num cenário poético, em manhã serena de primavera, com raios de sol brilhando no infinito que nasceu Apollo Taborda França, sexto e último filho do casal Brasília Taborda Ribas de França e do renomado poeta e industrial Heitor Stockler de França, no Chalé da Rua Marechal Floriano, nº 458, centro, residência onde moravam junto com os avôs Maria Catharina e João Lourenço Taborda Ribas.

Era dia onze de novembro de 1926, em Curitiba, capital do Estado do Paraná! Abençoaram-lhe os padrinhos de batismo os tios: Dolores e Vasco Taborda Ribas e, da mesma forma, o padrinho de crisma Víctor Ferreira do Amaral Filho.

Como aluno aplicado, Apollo realizou seus estudos de primeiro e segundo grau no tradicional Colégio Santa Maria, onde recebeu educação clássica e religiosa, sem perder de vista a filosofia, psicologia e pedagogia, que nortearam sua vida. Ainda muito jovem, foi lá mesmo, com os irmãos Maristas que despertou o interesse pelo conhecimento, a ânsia pelo saber, o espírito de justiça e o desenvolvimento da cultura, base da educação e esteio de suas ramificações profissionais.

No entanto, é certo que foi, particularmente, através da doce e cativante companhia de seu pai que desenvolveu a influência substancial de sua formação intelectual. A sólida paixão que Apollo nutre pela cultura geral e poética enraizou-se, fortemente, através do convívio entre amigos de seu pai que freqüentavam sua casa e os encontros culturais, como Bento Mossurunga, Emiliano Perneta, Oscar Joseph de Plácido e Silva, Serafim França, Vasco Taborda Ribas, Elias Karam, entre muitos e muitos outros.

Sem nenhuma dúvida, esta criação familiar cultural foi fator determinante e emergiu na vida de Apollo que soube muito bem atender o apelo de suas manifestações e brilhante capacidade literária que fomentavam-lhe a inspiração poética.

Apollo formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, na Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná; na Faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica, entre muitos outros cursos técnicos. Foi diretor de Cultura e Arte da União Paranaense de Estudantes-UPE e Bibliotecário do Centro Acadêmico Hugo Simas.

Como advogado, Apollo comandou a Consultoria e Procuradoria Jurídica do SESI/PR, por 18 anos, assim como o Serviço de Recreação e da Divisão de Educação e Orientação Social.

Como jornalista, Apollo foi redator do matutino Estado do Paraná por mais de 20 anos. Fundou, foi proprietário e editor do jornal Tribuna de Guaratuba, tablóide quinzenário.

Como professor, Apollo foi, coordenador do Curso de Jornalismo da PUC-PR onde realizou extenso e profícuo rol de atividades, sempre com melhor êxito. Foi adjunto IV, dos Cursos de Comunicação Social: Jornalismo, Relações Públicas, Propaganda, Turismo e Publicidade, e, também, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná.

Apollo foi delegado da Indústria do Paraná junto ao Programa Federal de Ensino nas Empresas. Participou do Congresso Latino-Americano de Publicidade em São Paulo-SP, do Seminário Latino-Americano de Diretores de Escolas de Jornalismo, em Lima/Peru; do Seminário de Ensino de Jornalismo e Meios de Comunicação Coletiva, patrocinado pela UNESCO, no Rio de Janeiro, Congresso Latino-Americano de Imprensa Católica, em São Paulo, Seminário sobre Informação Científica e Técnica em Ciências Sociais, no Rio de Janeiro, além de diversas conferências, simpósios e reuniões plenárias da Indústria, promovidas pelo Conselho Nacional da Indústria (CNI). Participou também, incansavelmente, de mesas redondas, fóruns e congressos no Brasil e exterior.

Por vocação e gosto Apollo está sempre ligado às atividades literárias e culturais do seu Estado e país sendo Titular da Cadeira nº 36 da Academia Paranaense de Letras e Titular da Cadeira nº 04 da Sala do Poeta do Paraná. Foi presidente da Academia de Letras José de Alencar; presidente do Centro de Letras do Paraná; presidente da União Brasileira de Trovadores Seção Curitiba, por duas gestões; presidente do Rotary Club de Curitiba Alto da Glória; vice-presidente do Conselho Regional Região Sul da União Brasileira de Trovadores; presidente da União Brasileira de Trovadores Estadual Paraná por duas gestões e vice-presidente da Associação Paranaense de Propaganda. Apollo assumiu o comando da Soberana Ordem do Sapo, em sua segunda fase, desde 31 de julho de 2004 até 31 de dezembro de 2010 e tornou-se o “Grão-mestre Perpétuo”, sob o título de “Conde do Tatuquara”, conforme determinação do gabinete diretor.

Vale frisar, que Apollo publicou, por muitos anos os boletins poéticos e culturais, de variadas entidades, como: “Movimento Poético Paranaense (MPPR), “A Poesia do Paraná”, “O Sapo”, “Rotary Clube do Paraná” e “Os Trovadores -UBT” da União Brasileira dos Trovadores e outros, ambos com a finalidade de difundir a cultura literária e poética, divulgando e relembrando renomados expoentes paranaenses e brasileiros, atuais e de outros tempos.

Notícias

bottom of page