Colunista do "TOPVIEW JOURNAL" faz homenagem ao CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ

O CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ recebeu, no último dia 08 de agosto, do colunista do "TOPVIEW JOURNAL", Desembargador Edson Vidal Pinto, uma homenagem de incomensurável valor.

Este centenário sodalício corrobora todas as exaltações e elogios feitos pelo desembargador amigo a esta "nossa segunda casa", onde diariamente temos o privilégio e a alegria de usufruir das mesmas tão valorosas sensações e sentimentos.

Este Centro de Letras ficará aguardando pela próxima visita do amigo desembargador, assim como convida, à visita, todos os apreciadores da cultura e das artes.

 

Desembargador Edson Vidal Pinto

 

 

Texto de Edson Vidal Pinto:

 

"A Casa da Cultura Paranaense"

 

"Hoje, 08 de agosto de 2.018, quarta-feira. Como é bom entrar em um ambiente em que se respira cultura, onde as pessoas se reúnem porque amam a poesia, são autores de livros, discutem o vernáculo e apreciam a boa música.
Poucos sabem, mas existe este lugar em Curitiba, num prédio vetusto da rua dos chorões, como é conhecida a rua Fernando Moreira, bem próximo do Teatro do Sesc da Esquina. Claro que estou falando do “Centro de Letras do Paraná”.

Foi a primeira vez que adentrei em suas dependências por saber que ali, ontem à tarde, a renomada e culta professora Neumar Carta Winter estaria lançando o seu novo livro, intitulado “Estudos Literários II”.

Eu, pela amizade e carinho que nutro pela denominada escritora, não poderia faltar na sua tarde de autógrafos.

Quando cheguei fui convidado para entrar no salão de eventos, um local amplo, com poltronas e uma mesa principal, localizada alguns metros acima do nível do chão. Na mesa diretora estavam sentados o Presidente da entidade, cujo nome não gravei, (Ney Fernando Perracini de Azevedo), o presidente de Honra e prefaciador do livro, Des. Luiz Renato Pedroso, a autora Neumar Winter, e a consagrada poetisa Adélia Wellner. Sentei ao lado do meu amigo Procurador de Justiça, Dr. Nilton Marcos Carias de Oliveira, que na conversa que mantivemos fiquei sabendo que ele é o Orador daquela Casa.

O plenário estava lotado por conhecidos intelectuais da cidade. A prof. Neumar falou sobre o seu livro, destacando que se tratava de uma viagem ao início da literatura em língua portuguesa, abordando obras de um seleto grupo de escritores, e ainda procurando despertar nos estudiosos os conhecimentos sobre os processos linguísticos para quem se envolve com a escrita, em atenção ao Acordo Ortográfico de 1.990. Tudo sob a visão pessoal da autora.

Depois fez uso da palavra o Des. Luiz Renato. Na sua oratória conhecida e festejada, o Digno Magistrado e intelectual de escol, saindo do mote do encontro, traído pela nossa amizade e respeito mútuo, destacou minha presença entre os presentes. Meu ego foi exageradamente massageado. Sei que as palavras do Mestre Luiz Renato, é simples fruto do apreço
pessoal que nutrimos um pelo outro.

Depois, quando eu estava na fila de autógrafos, mais uma vez fui acarinhado, desta vez pela Prof. Neumar que fez questão de levantar   sua cadeira para me dar um fraterno abraço, destacando a viva voz o seu carinho por minha pessoa e se declarando leitora diária de minhas despretensiosas crônicas.
Deixei a sede do “Centro de Letras do Paraná” como se estivesse pisando nas nuvens, tal a minha alegria por ter recebido tanta prova de apreço.
r, apenas agradeço a Deus a feliz iniciativa que tive de comparecer naquele lugar sagrado, onde os intelectuais convivem harmoniosamente.

Cheguei em casa e li o livro de capa a capa, e recomendo pela correção de seus traços de linguagem ímpar, escorreita e primorosa.

Quem gosta de uma boa leitura pode adquirir o livro na “Juruá Editora”, Av. Munhoz da Rocha, 143 – bairro Juvevê. É a dica que estou dando para uma ótima leitura acadêmica."

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Desembargador Luís Renato Pedroso

Presidente Emérito do Centro de Letras do Paraná

 

 

Professora Neumar Carta Winter

 

 

 Nilton Carias de Oliveira - Orador

 

 

Ney de Azevedo - Presidente do Centro de Letras do Paraná

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Recentes
Please reload

Notícias

Centro de Letras do Paraná

Rua Professor Fernando Moreira, 370 - Centro
CEP: 80.410-120   Curitiba/PR

Contato:

Telefone: (41) 3222-7731
E-mail: clpr1912@gmail.com